top of page

Por que contratar um arquiteto?

Se tem uma coisa que sempre causa muita confusão é qual a função de um arquiteto e quando se deve contratar um.

Você também tem dúvidas se precisa do serviço de um arquiteto ou não e o que ele realmente faz?

Vamos resolver isso de uma vez por todas!

 

A função do arquiteto é uma questão que sempre levanta varias discussões e questionamentos enormes, então vou tentar ser prática e direta:

O arquiteto é um profissional que está preparado para resolver problemas do espaço físico, seja ele da cidade, da casa, da loja, da fábrica, do hospital, do shopping ou de qualquer outro lugar que uma pessoa pode frequentar.

E o que seria esse tal de “problemas do espaço físico”?

Seria a forma como você consegue usar o espaço, como é fácil chegar a janela, como a cozinha fica perto da copa e o banheiro perto do quarto, e o porque da secretária ficar próximo a entrada dos lugares.

Seria economizar tempo na realização de tarefas e dinheiro na construção mantendo a qualidade.

É se sentir bem nos lugares!

Um arquiteto não está te vendendo um desenho. O desenho é a forma de conseguirrepresentar em um papel soluções para um dia a dia melhor. Se a questão fosse só o desenho, qualquer um poderia fazer, até uma criança de 10 anos. Você sabe o que élevado em consideração para chegar ao desenho final que você vê?

Vou te contar o que passa na cabeça de um arquiteto enquanto ele cria um projeto.

Um bom arquiteto antes de começar a projetar vai querer te conhecer bem. Vai querer saber o que você precisa, o que você sonha, como é o seu dia a dia, como é a sua família, como você vive hoje e como você pretende viver amanhã.

Quando o arquiteto for trabalhar no projeto que está fazendo pra você, ele vai pensar em como aquele espaço vai deixar as suas atividades comuns serem mais fáceis e prazerosas de fazer e em como esse espaço vai ser útil pra você no maior período de tempo possível.

Ele vai pensar em como o seu espaço vai ser mais fresco no verão e mais aconchegante no inverno. Vai pensar em como o sol vai bater em cada janela da sua construção em cada estação do ano e como esse sol vai afetar suas tarefas, seu humor e sua saúde.

Ele vai pensar em como o vento vai entrar na sua casa, como ele vai sair e se ele vai conseguir passar por todos os cômodos da casa. Vaii pensar em como a cor e a distribuição dos móveis vai afetar no seu humor e no seu dia a dia. Em como a luz da janela não vai atrapalhar você a ver tv ou mexer no computador.

Ele vai pensar onde você vai poder carregar seu celular, ligar o secador, usar o computador e até mesmo usar o liquidificador de uma maneira que você não precise ficar se adaptando a cada vez que for fazer.

Ele vai pensar em como você vai se sentir bem ali, no seu refúgio.

Todas essas considerações geram vários desenhos, cálculos e resoluções que, no final, chega pra você na forma de um desenho que vai ser um dos fatores determinantes para a sua qualidade de vida.

O trabalho de um arquiteto não é um “projetinho", um “deseinho” ou uma “ideiazinha”.

O trabalho de um arquiteto é uma solução para toda a rotina em busca de uma melhor qualidade de vida.

62 visualizações
bottom of page