top of page

Quero construir/reformar e não sei por onde começar! O que preciso saber?

Você decidiu construir naquele lote que tem ou resolveu dar uma arrumada na casa e não tem ideia do que precisa fazer para começar?

Posso te dizer, com segurança, que só de estar procurando informações antes de começar você já evita muitas dores de cabeça. Já vi muitas pessoas chegando aos escritórios e dizendo "Eu queria um projeto porque já fechei com o pedreiro.". Como é possível pegar um preço sem saber o que será feito? Pode saber que: ou o resultado não será como você quer ou o preço vai aumentar.

É muito importante que você não pule as etapas da obra para evitar problemas no futuro.

ETAPAS DA OBRA:

Documentação da área

O primeiro passo fundamental para uma obra é verificar a posse de todos os documentos do imóvel como: escritura, cartão mais recente do IPTU e outros. É sempre bom estar em dia com a prefeitura antes de começar a obra.

Se você ainda não possuir o local para construir, pode ser interessante consultar um profissional da construção civil (arquiteto ou engenheiro civil) para ajudar na escolha da área. Esses profissionais irão analisar as condições solares, posição do terreno em relação a cidade e ao objetivo da construção, necessidade de modificações no terreno (gerador de custos) entre outras características importantes.

Demolição completa

Existem casos em que o imóvel foi comprado exclusivamente por interesse no espaço e na localização, o que faz necessário demolir o que já existe para começar a construir do zero.

Por mais que pareça simples, uma demolição irregular pode causar muitos problemas, desde multas com a prefeitura até estragos nas construções vizinhas. Para realizar uma demolição é necessário requerer Alvará da Prefeitura. Para sua segurança, contrate uma consultoria para avaliar os imóveis vizinhos, para caso haja problemas futuros, você ter a garantia do que realmente não foi responsabilidade da sua obra.

O projeto

Na hora de escolher o arquiteto para fazer o projeto, escolha um profissional que te passe confiança e que de atenção as suas necessidades. Cuidado ao escolher profissionais exclusivamente pelo preço.

Escolhido o profissional, será elaborado os primeiros desenhos de acordo com as conversas entre você e o arquiteto até que se chegue em um projeto adequado tanto ao seu gosto quanto às normas exigidas e a uma boa execução. Com o Projeto definido será feito a finalização e detalhamentos necessários.

Aprovação e taxas

Com o projeto pronto serão expedidas taxas (normalmente calculadas com base na área de construção) a serem pagas e depois o projeto é encaminhado para aprovação da prefeitura. O tempo de aprovação da prefeitura varia de acordo com cada cidade e com a complexidade do projeto (Projetos na área de saúde, alimentação, comércio exigem aprovações nas áreas de vigilância sanitária, bombeiro e acessibilidade). Já vi acontecerem em um mês e já vi chegar em até 4 ou 5 meses.

Orçamento da obra

No tempo em que o projeto está para aprovação da prefeitura é possível ir calculando os custos de toda a obra, pois normalmente as alterações pedidas pela prefeitura (quando pedidas) não chegam a alterar radicalmente o projeto. Esse tempo também pode ser aproveitado para a limpeza do terreno caso não haja demolição.

Projeto aprovado e orçamentos feitos, é hora de construir.

É muito importante entender que raramente uma construção fica 100% fiel ao projeto inicial. Isso acontece porque na hora da execução podem surgir alguns contratempos e alterações, o que não será um problema se você estiver assessorado por um profissional. Ao final da obra é feita a atualização do projeto encaminhado a prefeitura caso seja necessário.

Ainda ficou alguma duvida? Me conta qual é, afinal uma obra é um investimento pra trazer bem estar, quanto mais informações melhor!

4 visualizações
bottom of page